O anúncio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre o reajuste máximo de 6,91% nos planos de saúde – individual e familiar – para o período de maio de 2024 a abril de 2025 chamou a atenção de beneficiários em todo o país e, mesmo esperado, não deixou de gerar insatisfação.
Neste momento as operadoras precisam estabelecer estratégias administrativas dedicadas, com foco em:
- Retenção do beneficiário
- Qualidade do serviço prestado
- Ações que não apenas justifiquem o ajuste do valor, mas também que garantam o menor impacto possível tanto para a operadora quanto para o beneficiário.
De acordo com dados fornecidos pela ANS, o recente reajuste afeta cerca de 15,6% dos 51 milhões de consumidores de planos de assistência médica. Diante desse cenário, é importante estar preparado para gerenciar esse aumento com eficiência e este pode ser o principal desafio a ser enfrentado.
Em termos práticos, o reajuste dos planos pode representar o dobro da inflação medida em um ano, conforme destacado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de 3,69% nos 12 meses encerrados em abril.
Para enfrentar esse desafio, várias medidas podem ser adotadas, como, por exemplo:
Comunicação transparente
- Informar claramente aos beneficiários os motivos do reajuste e como ele afetará o plano de saúde.
- Esclarecer dúvidas e oferecer canais de comunicação acessíveis para feedback e suporte.
Opções alternativas
- Apresentar aos beneficiários opções alternativas de planos de saúde que possam se adequar melhor às suas necessidades e orçamento.
Maximização do valor dos serviços
- Fornecer informações sobre como os beneficiários podem maximizar o valor de seus planos de saúde, utilizando os serviços disponíveis de maneira eficiente.
- Incentivar a utilização de programas de prevenção e promoção da saúde oferecidos pela operadora.
Essas ações podem ajudar a sua operadora a lidar com o impacto do reajuste dos planos de saúde e garantir a retenção dos beneficiários durante esse período de transição.
Ao adotar soluções inteligentes e preparar os beneficiários para as mudanças, sua operadora enfrenta esse cenário com muito mais confiança e resiliência.
E a TopDown está sempre disponível para ajudar nesse processo.
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