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Artigo escrito por: Top Saúde Hub

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O anúncio da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre o reajuste máximo de 6,91% nos planos de saúde – individual e familiar – para o período de maio de 2024 a abril de 2025 chamou a atenção de beneficiários em todo o país e, mesmo esperado, não deixou de gerar insatisfação.

Neste momento as operadoras precisam estabelecer estratégias administrativas dedicadas, com foco em:

  • Retenção do beneficiário
  • Qualidade do serviço prestado
  • Ações que não apenas justifiquem o ajuste do valor, mas também que garantam o menor impacto possível tanto para a operadora quanto para o beneficiário.

De acordo com dados fornecidos pela ANS, o recente reajuste afeta cerca de 15,6% dos 51 milhões de consumidores de planos de assistência médica. Diante desse cenário, é importante estar preparado para gerenciar esse aumento com eficiência e este pode ser o principal desafio a ser enfrentado.

Em termos práticos, o reajuste dos planos pode representar o dobro da inflação medida em um ano, conforme destacado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de 3,69% nos 12 meses encerrados em abril.

Para enfrentar esse desafio, várias medidas podem ser adotadas, como, por exemplo:

Comunicação transparente

  • Informar claramente aos beneficiários os motivos do reajuste e como ele afetará o plano de saúde.
  • Esclarecer dúvidas e oferecer canais de comunicação acessíveis para feedback e suporte.

Opções alternativas

  • Apresentar aos beneficiários opções alternativas de planos de saúde que possam se adequar melhor às suas necessidades e orçamento.

Maximização do valor dos serviços

  • Fornecer informações sobre como os beneficiários podem maximizar o valor de seus planos de saúde, utilizando os serviços disponíveis de maneira eficiente.
  • Incentivar a utilização de programas de prevenção e promoção da saúde oferecidos pela operadora.

Essas ações podem ajudar a sua operadora a lidar com o impacto do reajuste dos planos de saúde e garantir a retenção dos beneficiários durante esse período de transição.

Ao adotar soluções inteligentes e preparar os beneficiários para as mudanças, sua operadora enfrenta esse cenário com muito mais confiança e resiliência.

E a TopDown está sempre disponível para ajudar nesse processo.

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Atenda às expectativas da ANS e dos seus clientes

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